Mais que decorar, a Cognikids cria cenários de sonhos, brincadeiras e aprendizagem num quadro de infinitas possibilidades. Sempre é um trabalho educacional, mas para as crianças trata-se da mais pura diversão.
A Cognikids é uma empresa que concilia o desenvolvimento infantil com o espaço físico e mobiliário em que a criança se insere. O design – criação e organização de ambientes voltados para crianças de 0 a 7 anos – abre as portas ao desenvolvimento cognitivo e emocional dessa faixa etária. Apresentado aos pais como mais do que nova forma de decorar o quarto dos filhos, este projeto revela-se como a criação de ambientes para estimular o desenvolvimento das crianças. A associação do desenvolvimento à criação de espaços físicos para crianças deve trabalhar com três conceitos básicos: reversibilidade, reciprocidade e flexibilidade. Sem deixar de lado que o ambiente precisa proporcionar oportunidades e desafios para que a criança lide sempre com esses conceitos.
A Cognikids, ao criar ambientes infantis, associa esses três conceitos ao desenvolvimento espacial e mobiliário que um ambiente pode propiciar, através de soluções criativas, diferentes, divertidas e aconchegantes, abastecidas de estímulo ao desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças, respeito aos desejos, potencialidades e limitações próprias das diversas faixas etárias.
Mariana Indio da costa
Formada em design de interiores pelo Istituto Europeo di Design, trabalha desde 1999 com decoração e tem se especializado em projetos de ambientes voltados para crianças.
"Logo depois que minha filha nasceu, comecei a me questionar se não poderia ajudar seu desenvolvimento criando um ambiente onde ela pudesse satisfazer as suas vontades sem muitos limites. Para isso pensei num quarto com móveis seguros, sem pontas e tudo na sua escala. Saí a procura disso e percebi que não existia no mercado algo parecido com o que eu queria. Quando conversei com a Ana sobre isso, na hora ela topou me ajudar. Assim nasceu a Cognikids!"
Ana Alvarez
Formada em fonoaudiologia clínica e doutorada em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atua clinicamente nas áreas de cognição e comunicação, áreas também de suas pesquisas e publicações.
"Curiosa desde sempre, resolvi estudar aprendizagem e a dinâmica do funcionamento cerebral quando, no dia do meu aniversário de 26 anos, fui surpreendida pela leitura de que os neurônios começavam a morrer justamente nessa idade. Desde então, sob a moldura teórica da neurociência e da teoria da diversão, busco e aplico novas formas de conhecimento à audição, atenção e memória, aliando exercícios cognitivos a transformações no meio ambiente. O contato com a Mariana se deu, inicialmente, no meu consultório, de onde ela rapidamente passou de cliente a parceira, com uma sinergia muito grande entre o que faço, acredito e o que o mercado ainda carece."